20 de Outubro de 2014, 13:08 , por Gian Lucas de Oliveira Paiva - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Autor(es): Adriano Bezerra Silva
Orientador: Luíz Carlos Miyadaira Ribeiro Júnior
Data de apresentação: 11 de dezembro de 2013
Data de publicação: 31 de janeiro de 2014
Referência: SILVA, Adriano Bezerra. Painel de acompanhamento de medidas e indicadores para monitoramento da qualidade de software. 2013. 77 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Qualidade de Software tem sido uma preocupação crescente no contexto de desenvolvimento e manutenção de software. Para que software de qualidade seja desenvolvido, é necessário gerenciar o projeto da maneira adequada. Entretanto, gerenciar um projeto não é uma tarefa simples, principalmente devido ao caráter abstrato que o software apresenta, o que dificulta a visibilidade sobre alguns aspectos do projeto, incluindo a Qualidade. Contudo, medidas e indicadores podem auxiliar os gestores a obter maior visibilidade sobre o projeto. Nesse contexto, este trabalho propõe a construção de um painel de acompanhamento (dashboard) de medidas e indicadores relacionados a atividades de Teste de Software para o monitoramento da qualidade do produto ao longo do ciclo de vida de desenvolvimento e manutenção, a ser implementado em um ambiente real, o laboratório CQTS. Para que essas medidas e indicadores sejam coerentes ao contexto, será utilizada a abordagem GQM para a definição dessas medidas. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Software Quality has been a growing concern in the context of developing and maintaining software. For quality software is developed, it is necessary to manage the project properly. However, managing a project is not a simple task, mainly due to the abstractness that the software has, thus hampering visibility on some aspects of the project, including Quality. However, measures and indicators can help managers gain visibility over project. In this context, this paper proposes the construction of a monitoring panel (dashboard) measures and indicators related to activities of Software Testing for monitoring product quality throughout the lifecycle of development and maintenance, to be implemented in a real environment, the laboratory CQTS. For these measures and indicators are consistent context, will be used the GQM approach to defining these measures.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Software, 2013.
Link para o arquivo: 2013_AdrianoJesusBarboza.pdf

Tags deste artigo: qualidade gerenciamento de projeto indicadores testes de software medidas