17 de Novembro de 2014, 17:24 , por fgawebmaster - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Autor(es): Maylon Félix Brito
Orientador: Rejane Maria da Costa Figueiredo
Data de apresentação: 28 de janeiro de 2014
Data de publicação: 30 de janeiro de 2014
Referência: BRITO, Maylon Félix. Transferência de conhecimento em processos de contratação de fábricas de software por organizações públicas federais. 2013. 97 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O número de contratações de TI realizadas no setor público é cada vez mais elevado. A contratação permite que a Administração Pública Federal concentre seus recursos e fundos em sua atividade primária e execute melhor as tarefas de planejamento, coordenação, supervisão e controle. A transferência de conhecimento é um dos fatores chave para alcançar o sucesso na contratação de serviços, como o de fábrica de software, visto que em alguns casos a perda de conhecimento pode não compensar os benefícios alcançados com a contratação. O objetivo deste trabalho foi definir atividades, artefatos e tarefas de transferência de conhecimento para um processo de gestão de demandas de desenvolvimento ágil de software de uma organização pública federal brasileira. A pesquisa foi descritiva, com o apoio da técnica de estudo de caso. Foi selecionado o Processo de Gestão de Demandas de Desenvolvimento de Software Ágil de um ministério do governo federal para definir as atividades de transferência de conhecimento. As atividades de transferência são embasadas nas práticas e nas atividades do eSCM-CL, PCSTI, MCTI e IN 04/2010 e o detalhamento delas segue o ciclo SECI. A proposta de atividades, artefatos e tarefas foi definida para o contexto do ministério do governo federal. Como trabalhos futuros, objetiva-se a validação e refinamentos desses elementos, e em seguida, o estudo desse conjunto para demais processos de outras organizações publicas. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The amount of IT outsourcing performed in the public sector is increasingly higher. The outsourcing allows the Federal Public Administration focus their funds and resources on its primary activity and perform in a better way the tasks of planning, coordination, supervision and control. Knowledge transfer is one of the key factors for achieve success in services outsourcing such as software factory because in some cases the loss of knowledge can not outweigh the benefits achieved with the outsourcing. The objective of this TCC was to define activities, artifacts and tasks of knowledge to a Process of Management of Demands of Agile Software Development to a brasilian public federal organization. The research was descriptive with the support of technical case study. It was selected the Process of Management of Demands of Agile Software Development to a brasilian public federal organization a ministry of the federal government to set knowledge transfer activities. Activities transfer here are based on the practices and activities of the eSCM-CL, PCSTI, MCTI and IN 04/2010 and detailing them follow the SECI cycle. The proposed activities, artifacts and tasks were defined for the context of a ministry of the federal government. As future work, intend to validate and refine of these elements, and then study this set for other processes of other public organizations.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Software, 2013.
Link para o arquivo: 2013_MaylonFelixBrito.pdf

Tags deste artigo: contratação de fábrica de software metodologias ágeis transferência de conhecimento