20 de Outubro de 2014, 13:19 , por Gian Lucas de Oliveira Paiva - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Autor(es): Breno Dantas Cruz
Orientador: Fabiana Freitas Mendes
Data de apresentação: 11 de dezembro de 2013
Data de publicação: 05 de fevereiro de 2014
Referência: CRUZ, Breno Dantas. Um mapeamento sistemático de métricas para metodologias ágeis Scrum, Kanban e XP. 2013. 80 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A adoção de métodos ágeis vem crescendo nos últimos anos, em especial no governo brasileiro observa-se principalmente a adoção das metodologias ágeis Scrum, Kanban e Extreme Programming. Com base neste contexto, foi realizado um mapeamento sistemático com o objetivo de investigar quais métricas podem ser utilizadas. As métricas encontradas foram apresentadas usando o modelo de definição de métricas da ISO/IEC 9126 e foram, também, organizadas considerando as classes que seguem a definição de Categorias de Informação do Practical Software Measurement. Além disso, um exemplo de detalhamento de métricas é apresentado mostrando como elas poderiam ser utilizadas em um contexto real. Como trabalho futuro foi identificado a possibilidade de realização de trabalhos que busquem métricas para outras metodologias, por exemplo Feature Driven Development ou Família Crystal; Além de trabalhos que busquem mais informações para as métricas encontradas. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
The adoption of agile methods has been growing in recent years. The Brazilian government mainly uses the agile methodologies Scrum, Kanban and Extremme Programing. Based on this context, it was performed a systematic mapping in order to investigate what metrics are used for those methodologies. The found metrics were presented using the metrics model from ISO / IEC 9126 and were also organized in classes, which follows the definition of information categories from the Practical Software Measurement. It is also presented an example of detailed metrics to show how they would be used in a real context. As future work it is possibility to conduct studies that seek metrics to other methodologies, such as Feature Driven Development or Crystal Family. It is also possible to perform studies, which seek more information about the found metrics.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Software, 2013.
Link para o arquivo: 2013_BrenoDantasCruz.pdf

Tags deste artigo: metodologias á geis revisão sistemática mapeamento sistemático métricas categoria de informação iso/iec 9126 scrum kanban extreme programming xp método ágil