4 de Dezembro de 2014, 14:24 , por fgawebmaster - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Autor(es): Guilherme Baufaker Rêgo
Orientador: Hlimer Rodrigues Neri
Data de apresentação: 26 de junho de 2014
Data de publicação: 07 de agosto de 2014
Referência: RÊGO, Guilherme Baufaker. Monitoramento de métricas de código-fonte com suporte de um ambiente de Data Warehousing: um estudo de caso em uma autarquia da Administração Pública Federal. 2014. 124 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A qualidade interna do produto de software está diretamente ligada as métricas de código fonte. Estas por sua vez, quando visualizadas apenas em planilhas decorrentes dos resultados de análise estática de código-fonte não apresentam o grau de visibilidade e interpretação necessários para à tomada de decisão técnica em um determinado projeto de software. Neste trabalho, buscou-se, por meio de um ambiente de Data Warehousing, facilitar a interpretação e avaliar as métricas de código-fonte e os cenários de limpeza de código a fim de se obter mais facilmente dados que pudessem apoiar à tomada de decisão técnica, como por exemplo, a refatoração de uma determinada classe do Projeto. Para se validar o ambiente, foi avaliado em um estudo de caso, o Sistema Integrado de Gestão e Conhecimento (SIGC) do Instituto do Patrimônio Artistíco Nacional (IPHAN). Esta avaliação resultou em 12 intervalos qualitatitivos para 12 métricas de código-fonte, em 2 configurações de métricas que utilizaram softwares de referência. Outro resultado foi a detecção de 317 cenários de limpeza de código-fonte em 914 classes na última release do projeto avaliado. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The internal quality of software is strictly connected with source code metrics. When these metrics are seen on spreadsheets which is the outcome from static code analysis, it does not show the sufficient visibility level for making technical decisions in a software project. At this work, a Data Warehousing environment was used in order to gather data related to source code metrics for supporting the decision making process. In spite of validation of Data Warehousing environment, it was applied on a case study which has evaluated the "Sistema Integrado de Gestão e Conhecimento", an information system from Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (IPHAN), a Brazilian Department responsible for protecting cultural assets. The evaluation on case study has resulted in 12 quality intervals for source code metrics on 2 different configurations which were made from different softwares references. Additionally, it was found 317 code cleanup opportunities in 914 classes at last release of that software project.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Software, 2014.
Link para o arquivo: 2014_GuilhermeBaufakerRego.pdf

Tags deste artigo: métricas de código fonte data warehousing