Proposta de um conjunto de competências para um Product Owner

17 de Novembro de 2014, 17:30 , por fgawebmaster - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Autor(es): Vinícius Maia de Brito
Orientador: George Marsicano Corrêa
Data de apresentação: 24 de junho de 2014
Data de publicação: 24 de julho de 2014
Referência: BRITO, Vinicius Maia de. Proposta de um conjunto de competências para um Product Owner. 2014. 119 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A importância da área de TI cresce cada vez mais tanto no contexto público quanto no privado. A partir da divulgação do Manifesto Ágil em 2001, juntamente com esse crescimento, há a disseminação da utilização de metodologias ágeis em ambos os contextos, sobretudo do framework Scrum, que traz nova logística, atividades e papéis para o desenvolvimento de um software. Um desses novos papéis é o Product Owner (PO), que possui diversas responsabilidades. Porém, para que ele consiga executar suas atribuições com êxito, é necessário que a pessoa que desempenha esse papel possua competências específicas. Este Trabalho de Conclusão de Curso possui como objetivo propor e validar um conjunto de competências iniciais para um Product Owner que esteja alinhado com as responsabilidades que este papel possui e as atividades que desempenha de modo a potencializar os fatores de sucesso e minimizar os fatores de fracasso de um projeto referentes ao PO. Um questionário foi elaborado para efetuar a validação das competências e produziu como resultado um ranqueamento das competências com base na importância dada pelos respondentes a cada uma delas. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The importance of IT grows increasingly both in the public and private context. From the release of the Agile Manifesto in 2001, along with this growth, occurs the spread of the use of agile methodologies in both contexts, especially the Scrum framework, which brings new logistics, activities and roles for the software development. One of these roles is the Product Owner (PO), who has many responsibilities. However, so the PO can execute his/her tasks successfully it is necessary that the person who performs this role has specific competences. The objective of this Work of Course’s Conclusion is to propose and validate a set of preliminary skills for a Product Owner that is aligned with the responsibilities that this role has and the activities it performs, in order to maximize the success factors and minimize the failure ones of a project related to the PO. A questionnaire was designed to perform the validation of the skills and produced results in a ranking of competences based on the importance given by the respondents for each of them.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Software, 2014.
Link para o arquivo: 2014_ViniciusMaiadeBrito.pdf

Tags deste artigo: scrum competência product owner