Ir para o conteúdo
ou

Tela cheia

Sobre

14 de Agosto de 2013, 16:51 , por Administrador - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 3794 vezes
Licenciado sob CC (by)
Traduções

Marcus Chaffim - Short Biography 

Prof. Marcus Vinícius Chaffim Costa

Engenharia Eletrônica

Universidade de Brasília, Campus do Gama

e-mail: chaffim@unb.br  / web: http://j.mp/chaffim

 

Biografia



Marcus Chaffim é Professor Adjunto de Engenharia Eletrônica na Faculdade UnB Gama (FGA), onde também atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica (PPGEB). Possui doutorado (2014) em Engenharia de Sistemas Eletrônicos e de Automação (PGEA) pela Universidade de Brasília (UnB), mestrado (2008) e graduação (2006) em Engenharia Elétrica (ENEpela mesma instituição. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Processamento de Sinais, atuando principalmente nos seguintes temas: Processamento Digital de Sinais e Imagens, Compressão de Sinais e Imagens, Processamento de Sinais Biológicos e Qualidade da Energia Elétrica.

Durante quatro semestres, em 2008 e 2009, ministrou aulas de laboratório de Sistemas Digitais no ENE-UnB. No primeiro semestre de 2007 lecionou no Observatório Sismológico auxiliando na disciplina Introdução ao Processamento de Sinais Sísmicos, com elaboração e apresentação de aulas teóricas e práticas. Entre outubro de 2007 e março de 2008, atuou junto ao Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT-UnB) como bolsista/pesquisador em regime parcial no projeto "Estudos Exploratórios e Prospectivos para a Expansão da Rede de Telecentros de Informação e Negócos - TIN", do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

De novembro de 2006 a outubro de 2007, recebeu bolsa de pesquisa para trabalhar no projeto "Desenvolvimento de Ferramenta Computacional para Análise e Avaliação do Desequilíbrio em Redes de Energia Elétrica" (ENE/FINATEC/ELETRONORTE). Entre 2005 e 2006 realizou estágio de nível superior na Central Globo de Engenharia da TV Globo em Brasília. De 2004 a 2005 recebeu bolsa de iniciação científica (PIBIC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), período durante o qual desenvolveu ferramentas computacionais para tratamento de sinais de eletromiografia em atividades subaquáticas.

 

Áreas de Interesse

  • Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.
  • Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Processamento Digital de Sinais.
  • Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Biomédica / Subárea: Bioengenharia/Especialidade: Processamento de Sinais Biológicos.
  • Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Processamento Digital de Sinais/Especialidade: Compressão de Sinais.
  • Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Qualidade da Energia.