Ir para o conteúdo
ou


 
 

Tela cheia

Linhas de Pesquisa

16 de Agosto de 2013, 11:18 , por Administrador - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1254 vezes
Licenciado sob CC (by)

Identificando as linhas de pesquisa dos currículos Lattes da equipe de pesquisadores do LAPPIS, inúmeras campos são mapeados, com predominação nos campos de Engenharia de Software,  Métodos Ágeis, Software Livre e Segurança.

É importante ressaltar que o LAPPIS atualmente envolve mais de 30 alunos em diversos estágios de formação no curso de Engenharia de Software e que o presente projeto poderá mobilizar a maior parte destes alunos, quer seja em um ciclo de formação e desenvolvimento, quer seja em na forma de trabalhos de conclusão de curso para os alunos veteranos.  O Lappis também organiza outros projetos que utilizam tecnologias similares tanto nar área de desenvolvimento web (Noosfero, Portal da FGA, Codeschool, Gestor PSI, e outros), quanto na área jogos e gamificação em educação (FGAme, Codeschool) e na área de Big Data e aprendizado de máquina (kpop). Desta forma, os alunos podem circular em diferentes frentes de trabalho para consolidar o seu processo de formação no laboratório onde a atuação no desenvolvimento do Empurrando Juntas fortalece as outras frentes de trabalho e vice-versa.

O curso de Engenharia de Software no Gama não possui um programa de pós-graduação e, portanto, a estratégia do LAPPIS se foca principalmente na formação de alunos de graduação por meio de envolvimento em questões práticas de desenvolvimento em projetos de software livre. O LAPPIS possui uma parceria estratégica com o CCSL do IME-USP, onde vários ex-alunos são encaminhados para a pós-graduação e continuam mantendo um vínculo com projetos que envolvem alunos e professores do laboratório.

A cultura DevOps faz parte do conjunto de boas práticas de desenvolvimento preconizadas pelo LAPPIS. O uso desta metodologia no projeto permite não só uma maior agilidade no processo de desenvolvimento, mas possui um papel importante em capacitar os alunos com as tecnologias e processos utilizados no laboratório.

Engenharia de Software

  • Datawarehouse.
  • Métricas de Qualidade de Código Fonte.

Métodos Ágeis

  • Adoção de Métodos Ágeis na Gestão de Contrato de Fornecedores de Desenvolvimento de Software em Organizações Públicas Brasileiras.

Software Livre

  • Plataforma para Redes Sociais Livres.

  • Biblioteca Digital de Participação Social.

DevOps

  • Adoção de práticas de implantação automatizada de software.

  • Utilização de ferramentas de implantação automatizada e entregas contínuas.