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Projetos

16 de Agosto de 2013, 11:22 , por Administrador - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
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Licenciado sob CC (by)

Em andamento

Projeto Ecossistemas de Software Livre

A presente colaboração objetiva realizar pesquisas aplicadas ao ambiente e contexto de software
do Ministério da Cultura de forma a investigar uma estrutura computacional que proveja suporte a
análise de dados de sistemas de softwares culturais com vistas à apoiar a análise e tomada de decisões
técnico, gerenciais e de negócio do Ministério. Para tanto, espera-se estruturar na Universidade de
Brasília um núcleo de pesquisa em tecnologias inovadoras voltadas à atividades culturais que pesquise
e desenvolva tais tecnologias, metodologias de forma a prover suporte teórico e técnico e/ou gerencial
para aplicação em estudos de observação de projetos do MinC.

As metas representam parcelas quantificáveis do objeto e são definidas a partir de uma visão mo-
dularizada deste. As metas fornecem uma visão abstrata do escopo a ser desenvolvido durante a
execução do projeto. Com vistas a atender tantos os objetivos do Ministério a Cultura, quanto aos
interesses de pesquisa do LAPPIS, representando a Universidade de Brasília, foram estabelecidas as
seguintes metas:


1. Propor soluções de Aprendizado de Máquina para apoiar o sistema de gestão da lei Rouanet;
2. Propor metodologia para transformação de software legado em aberto, no contexto do MinC;
3. Modernizar o framework de desenvolvimento e operação (devops) e capacitar a equipe de
servidores e técnicos do MinC em práticas de gestão e desenvolvimento de software aberto,
colaborativo e contínuo, aprimorando os mecanismos de governança digital;
4. Desenvolver solução computacional que disponibilize os softwares de apoio às atividades cul-
turais;
5. Analisar de dados da produção de software para apoiar a avaliação da qualidade do produto
no contexto do MinC;
6. Desenvolver paineis dinâmicos para análise e visualização de informações para sistemas do
MinC;

Acesso ao projeto:

https://github.com/lappis-unb/EcossistemasSWLivre

 

Projeto Empurrando Juntas

A parceria para o desenvolvimento do Projeto de pesquisa intitulado “Pesquisa e inovação em aprendizado de máquina, gamificação e métodos ágeis para apropriação tecnopolítica de plataforma de participação social” a ser realizada entre a Universidade de Brasília e a Secretaria Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente, tem como objetivo principal a pesquisa e desenvolvimento de inovações de software que articulem tecnologias de aprendizado de máquina, gamificação e interfaces (UX) voltadas para a participação em escala com salvaguardas contra os fenômenos das bolhas de opinião e manipulação nos ambientes de mídias sociais.

Além disso, é objetivo desse Projeto criar condições para a apropriação tecnopolítica completa da Secretaria a partir da articulação inovadora de metodologias de desenvolvimento ágil que permitam a participação dos gestores da instituição e dos membros das comunidades dos softwares livres trabalhados no Projeto. Software expressa uma solução abstrata dos problemas computacionais. O software, em um sistema computacional, é o componente que contém o conhecimento relacionado aos problemas a que a computação se aplica. Por isso, o software é algo de interesse geral, uma vez que vários aspectos relacionados a ele ultrapassam as questões técnicas, como por exemplo: o processo de desenvolvimento do software; os mecanismos econômicos que regem esse desenvolvimento e seu uso; o relacionamento entre desenvolvedores, fornecedores e usuários do software; os aspectos éticos e legais relacionados ao software [Kon et al., 2011]. O que define e diferencia o software livre do que podemos denominar de software restrito passa pelo entendimento desses quatro pontos dentro do que é conhecido como o ecossistema do software livre [Meirelles, 2013].

Com vistas a atender tantos os objetivos do SNDCA, quanto às metas de pesquisa do LAPPIS, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos:

  1. Desenvolver ou aperfeiçoar técnicas de aprendizado não-supervisionado escaláveis para a identificação dos grupos de opinião em tempo real;
  2. Realizar estudos e propor técnicas de redução de dimensionalidade e de visualização de dados para exibir os grupos de opinião identificados de forma gráfica e intuitiva;
  3. Desenvolver ou aperfeiçoar algoritmos de aprendizado de máquina para a identificação das oportunidades de intervenção e estratégias de gamificação que ofereçam o maior impacto para incentivar o engajamento e a discussão qualificada de propostas com diversidade e pluralidade;
  4. Realizar estudos sobre o impacto da gamificação e utilização de plataformas móveis na experiência dos usuários;
  5. Realizar estudos sobre sistemas de votação alternativos no nível de engajamento, representatividade e percepção de legitimidade política na tomada de decisões;

Para acesso a detalhes do projeto:

https://github.com/ejplatform

https://ejplatform.org/

 

Noosfero

       

 

Portal FGA

         

Finalizados 

 

  • Projeto Positivo Informática
  • Projeto Evolução do Portal do Software Público Brasileiro
  • Comigrar
  • Participa.br
  • Portal da Faculdade de Saude
  • Portal da juventude
  • Projeto Sistema de Registros de Atendimentos 

                                 

 

Colaboração em Projetos de Software Livre