Equipe da Engenharia de Software conquista o 2º lugar em desafio de segurança cibernética

16 de Novembro de 2014, 12:11 , por Arthur de Moura Del Esposte - 22 comentários | 1 pessoa seguindo este artigo.

O I Desafio de Segurança Cibernética, criado através da parceria entre a Boeing, Maxtera e o CDT/UnB, proveu às equipes um ambiente computacional de classe mundial para simulação de cenários de ataque e defesa. Trata-se do Cyber-Range-In-A-Box – CRIAB, uma tecnologia desenvolvida pela Boeing e disponibilizada pela Maxtera para a simulação de redes computacionais e exploração de vulnerabilidades.

O objetivo principal  do desafio foi estimular os alunos no conhecimento e aprimoramento das técnicas de segurança da informação e guerra eletrônica, a partir da exposição de cenários de redes computacionais disponíveis no ambiente de simulação.

O desafio foi disputado por cinco equipes que representam cinco cursos:

• Mestrado em Ciência da Computação -­ Universidade de Católica de Brasília
  • Mestrado em Ciência da Computação ­- UniCEUB
  • Engenharia de Software - FGA/UnB
  • Engenharia da Computação - UnB
  • Engenharia de Redes - UnB

A equipe Addax, representante do curso de Engenharia de Software da Faculdade UnB Gama, foi formada a partir da seleção de alunos do curso, realiazada pelo orientador da equipe, Professor Fernando William Cruz:

• André Bernardes Soares Guedes
  • Arthur de Moura Del Esposte
  • Charles Daniel de Oliveira
  • Lucas Kanashiro Duarte
  • Macártur de Sousa Carvalho

Todos os cinco alunos selecionados são membros do LAPPIS e já cursaram ou cursam as disciplinas optativas Fundamentos de Sistemas Operacionais e Fundamentos de Redes de Computadores  cujos conteúdos são essenciais para a realização desse tipo de desafio e o desenvolvimento técnico do Engenheiro de Software.

Apesar de nunca terem feito disciplinas específicas sobre segurança cibernética, os alunos da equipe Addax tiveram um excelente desempenho no desafio, conquistando o 2º lugar, obtendo também a pontuação máxima em seu relatório final. O desafio foi vencido pela equipe Hack n' Roll, da Engenharia de Computação que, como premiação, ganharam uma viagem ao Estados Unidos onde irão conhecer o centro de pesquisa em segurança cibernética da Boeing.

Dentre os principais benefícios da participação do desafio, a equipe Addax ressaltou em seu relatório final que o conjunto de conhecimentos que foram adquiridos ao longo do desafio são fundamentais para a formação técnica e profissional do Engenheiro de Software. Conhecimentos sobre segurança, vulnerabilidades e ataques devem ser aplicados no desenvolvimento de software, dado que o software é o elemento mais vulnerável na
cadeia de segurança cibernética. Assim, existe uma necessidade enorme da formação de
profissionais que saibam lidar com segurança dentro do desenvolvimento de software, além
disso, atualmente existem uma vasta literatura e ferramentas para apoiar o desenvolvimento de softwares seguros.

O relatório final da equipe de Engenharia de Software Addax por ser encontrado AQUI para download.

• 80bf7e338265f7a91f4144eaeded1f29?only path=false&size=50&d=mmCharles Oliveira
    16 de Novembro de 2014, 13:27

Parabens a equipe!

Desafio como sempre se espera aprender coisas novas, como nmap, zenmap, metaexploit framework entre outras ferramentas usadas no desafio, esperamos que a UnB-Gama leve o premio no ano que vem!

• 460c65854053b12bf303bbea2f7f4870?only path=false&size=50&d=404Sirlei Prado(usuário não autenticado)
    16 de Novembro de 2014, 16:35

Parabéns!!!

Parabéns a Toda equipe e em especial ao André Bernardes Soares Guedes!!! O Potencial desse garoto é GENUÍNO!!!

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.